segunda-feira, 30 de novembro de 2009

2º encontro presencial em Pesqueira veja o trabalho que podem vivenciar com um grupo maior

Relatório Pesqueira

2º encontro presencial

Tutoras: Cícera Gomes, Claudia Lima e Eva Nunes

O 2º encontro no pólo Pesqueira ocorreu no dia 27 de novembro, as 08:30 da manhã onde contamos com a participação de 22 cursistas que ficaram no pólo até as 17:00 horas.

1º Momento: logo que chegamos pela manhã preparamos o auditório com os slides, filmes e todo material que seria utilizado no encontro e esperamos os cursistas chegarem para podermos iniciarmos nossas atividades, depois de um grande número de cursistas começamos a aula. No primeiro momento fizemos uma dinâmica de apresentação com bolas de festas onde eles iriam colocar dentro da bola uma idéia que seria utilizada no transcorrer da aula, depois da apresentação um contrato de convivência e divisão dos grupos em redatores, avaliação e organização.
Em seguida passamos os slides sobre sexualidade, as fases da sexualidade como infância, adolescência, idade adulta e terceira idade, onde explicamos cada uma , depois a diferença entre orientação sexual e identidade sexual, seguido de todos os seus componentes básicos que passam a ser a questão do heterossexual, homossexual, bissexual, travesti, transexual e etc, depois de explicado os assuntos fizemos três perguntas para ser discutida em debates que tratavam da homossexualidade dentro da escola e como o professor agiria numa situação dessa, nós estávamos avaliando para colocarmos observações já que não queriam fazer atividades escritas.. Vários questionamentos foram surgindo e em seguida várias dúvidas que elas tinham e não saberia como perguntar, depois paramos para o lanche,10 minutos e em seguida trabalhamos os questionários e depois paramos para o almoço e só voltamos as 13:30.

2º Momento: Foi passado quatro vídeos que abordavam temáticas bem interessante: o primeiro foi uma campanha LGBT contra o preconceito, o segundo uma entrevista com o secretário de direitos humanos......., a opinião também de educadores e sociólogos, o terceiro foi um que trabalhava uma inversão de papéis onde todos os alunos eram homossexuais e apenas um casal era hetero, esse filme chama-se “POR OUTROS OLHOS”, uma temática bem interessante e o quarto e último trata sobre o preconceito real que é vivenciado dentro da nossa escola. Depois de passados esses filmes, dividimos a sala em dois grandes grupos e fizemos um júri a favor e o outro contra á homossexualidade dentro da escola, foi muito bom porque nesse momento analisamos a real opinião que elas tinham. Houve uma tendência a relacionar essas questões com a igreja mais sempre dizíamos que o papel do Curso de Gênero e Diversidade na Escola -GDE consiste em sensibilizar e debater o tema relacionado saúde, sexualidade e reprodução no ambiente da escola, no sentido de evitar a reprodução de preconceitos e homofobia dentro da sala de aula.
E por último finalizamos com uma dinâmica do “cumprimento” que terminou em um grande abraço.

Foi um dia bem dinâmico com muitas argumentações e dúvidas, onde se buscou trabalhar com muita clareza.